Por: A Tribuna
25/01/2024
18:00

Amparo tem novo prefeito (interino). O vice-prefeito Gilberto Piassa (União Brasil) assumiu o cargo e está comandando a Prefeitura de Amparo desde segunda-feira, 22 de janeiro. Um vice-prefeito não assumia o comando da Prefeitura de Amparo desde novembro de 1991. Naquela ocasião, o então prefeito Carlos Piffer pediu licença de 30 dias. O então vice-prefeito Lázaro José Domingues ocupou o seu lugar.

Em sessão extraordinária realizada no dia 14 de dezembro, os vereadores de Amparo aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo n.º 32/2023, que concede ao prefeito municipal Carlos Alberto Martins (MDB) a licença para ausentar-se do município entre os dias 22 de janeiro e 8 fevereiro de 2024.

Os vice-prefeitos

Há 33 anos um vice-prefeito não assumia o cargo de prefeito da cidade de Amparo. Em novembro de 1991, o então prefeito Carlos Piffer pediu licença de 30 dias e o vice-prefeito na época, Lázaro José Domingues, assumiu. Antes de Domingues, somente o vice-prefeito José Eduardo Bastos, o Edu Bastos, assumiu por 30 dias o lugar do então prefeito José Carlos de Oliveira.

Piffer deixou a Prefeitura em 1992, assumindo em seu lugar o prefeito João Baptista de Campos Cintra. Ele tinha como vice-prefeito Osvaldo Longo Zanella. Porém, nos quatro anos como prefeito, Cintra nunca deixou a Prefeitura, deixando, assim, de dar oportunidade para o vice.

Piffer voltou à Prefeitura de Amparo em 1997, tendo como vice-prefeito José Tadeu de Campos Nobrega. Em dezembro de 1998, Piffer decidiu se ausentar da Prefeitura, novamente por 30 dias, para conhecer administrações municipais de outras cidades do País. Porém, surpreendeu a cidade ao convidar o vice-prefeito para acompanhá-lo. Assim, quem assumiu a Prefeitura foi o então presidente da Câmara Municipal de Amparo, Carlos Roberto Piffer, filho do então prefeito Carlos Piffer.

Nas administrações do PT, os vice-prefeitos também não tiveram o gosto de administrar a cidade. Cesar Pagan formou chapa com a professora Maria Lígia Postali, que também exerceu a Superintendência do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos. Porém, nos quatro anos em que ficou na Prefeitura, Cesar não deu chance para a professora Lígia se tornar a primeira chefe do Executivo do sexo feminino. No segundo mandato, Pagan teve como vice o professor Luís Fernando Lopes Borim, que também não chegou a se sentar na cadeira de prefeito.

Repetindo Cesar Pagan, o também petista Paulo Miotta teve como vice uma mulher, Anna Luzia de Castro, que assumiu na Prefeitura a função de secretária de Administração, porém nunca ocupou o cargo de prefeita.

O prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob teve como vice-prefeito no seu primeiro mandato Celso Manzolli, que também nunca assumiu a administração municipal. Jacob até chegou a se ausentar por 15 dias da Prefeitura e viajar para os Estados Unidos. Nesse período, administrou a cidade através do conhecido sistema Skype (o Skype é o software que permite conversar com o mundo todo; milhões de pessoas e empresas usam o Skype para fazer chamadas de vídeo e de voz gratuitas).

No segundo mandato, Jacob teve como vice-prefeito José Ivo Vilas Boas, o Biro-Biro, que também nunca teve o gosto de se sentar na principal cadeira da Prefeitura de Amparo.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78